É preciso viver a verdade – Mc 12,13-17
“Quando chegaram, disseram a Jesus: ‘Mestre, sabemos que tu és o verdadeiro e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas com verdade o caminho de Deus. Dize-nos: é lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?’. Jesus percebeu a hipocrisia deles e respondeu: ‘Por que me tentais?’” (Mc 12,13-17).
Quem é fiel ao Evangelho causa interrogações na vida das pessoas e também está sujeito a algumas armadilhas. Jesus, por viver a verdade, está a todo momento passando por diversas armadilhas. Mas porque Ele é um homem sábio, porque é um homem que está antenado ao coração de Deus, consegue, de forma categórica, desbancar todas as artimanhas dos seus inimigos.
Nenhuma armadilha humana é capaz de superar a verdade de Deus, e Jesus está, hoje, criticando a nossa hipocrisia. Será que eu tenho vivido uma vida de hipocrisia? Onde eu tenho buscado somente pessoas que me agradam, a qual eu dou preferências, a qual eu farei de tudo porque eu vou ter algo em troca?
Isso é um grande perigo do qual nós não estamos isentos. Então, Jesus está nos alertando para permanecermos fiéis na verdade do Evangelho, porque este é o grande risco. O grande risco é darmos apenas preferências a pessoas que podem nos beneficiar de alguma forma. Ele está criticando duramente isso. Aqueles que fazem coisas às pessoas a fim de terem regalias e privilégios, mas quando o Evangelho é pregado na sua firmeza, tudo isso é desbancado.
Que o Senhor possa atingir o meu e o seu coração através desta homilia, para que nós não corramos o risco de ser hipócritas. Jesus está dizendo: “Hipócritas!”. Que Ele não nos dirija assim, mas que possa olhar para nós e ver, no nosso coração, o desejo de fazer a Sua vontade e permanecer na Sua vontade e no Seu Evangelho.
Que o Senhor nos livre de toda e qualquer hipocrisia para vivermos a verdade do Evangelho, para a qual todos somos chamados.