Palavra do Dia – Sábado – Mt 13,24-30
“Naquele tempo, Jesus contou uma parábola: O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: “Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? De onde veio, então, o joio?”. O dono respondeu: “Foi algum inimigo que fez isso”. Os empregados lhe perguntaram: “Queres que vamos arrancar o joio?”. O dono respondeu: “Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo.” (Mt 13,24-30)
Querido irmão e irmã, Joio e trigo na mesma semeadura? Como pode? Pois é, todos temos, dentro de nós, um potencial tanto para o bem quanto para o mal. Do coração do homem podem sair coisas maravilhosas, mas também coisas horríveis. O mal que temos potencial de realizar pode vir da nossa liberdade humana mal direcionada ou também da tentativa do maligno de sufocar a bondade que está dentro de nós.
Temos, dentro de nós, a semente do bem, mas pode ser que, vivendo mal os princípios, os valores do Evangelho, deixemos crescer dentro de nós a semente do mal. Às vezes, temos vontade de arrancar o que de mal há em nosso interior. Como disse a parábola, os empregados queriam cortar logo o joio. Cuidado! O mal pode ter criado raízes, e você pode confundir o que é da sua natureza com aquilo que não é de você.
Não se deixe enganar pelo joio
Na tentativa de amputar esse mal, você pode perder algo que, com o tempo, poderia ser envolvido pelo bem maior que é Deus, pela misericórdia de Deus. Muita paciência. A busca, muitas vezes, de um puritanismo doentio pode nos levar a uma não suportação dos nossos próprios limites e, consequentemente, o limite dos outros; não saber lidar com a fraqueza uns dos outros.
Quando despontar o mal em você, quando esse joio quiser despontar na sua vida, não pegue logo a foice. Faça crescer mais o trigo. Isto é, o bem que há em você, para que, aí sim, você seja capaz de dizer: “Isso não sou eu, isso não é meu, isso não me identifica, isso é do demônio, isso pertence ao mal”.
E quando as coisas ficarem mais claras para você, não tenha medo de queimar o joio no fogo do amor de Deus que purifica sem causar nenhum dano para o trigo. Deus é capaz de tirar todo o mal do nosso coração sem nos fazer nenhum mal, de deixar somente aquilo que é bom dentro de nós.
Só Deus é capaz desta obra linda de purificação, por isso, peçamos a ele que nos purifique do joio e faça crescer o trigo que existe dentro de nós.
Que DEUS abençoe!!!