Palavra do Dia – Domingo – 4 de Agosto – Jo 6,24-35

Anúncio

Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus em Cafarnaum. Quando o encontraram, no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais-me procurando, não porque vistes sinais, mas porque comestes e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará, pois este é quem o Pai marcou com o seu selo.” Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou.” (Jo 6,24-35)

Queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Jesus para nós, neste domingo, é que nos esforcemos em corresponder às constantes investidas do amor de Deus a nosso respeito. Então, nós correspondemos com a nossa vida, com a nossa dedicação, exercitando a capacidade de escuta, de apreender o sobrenatural que nos acontece todos os dias. Deus tem iniciativa de amor ao nosso respeito e podemos nos esforçar para colher, entender e corresponder. “Esforçai-vos, não pelo alimento que se perde, mas por aquele que permanece para a vida eterna.”

A necessidade da comunhão com Deus

Nessa liturgia, somos alimentados pela palavra do Senhor que nos alcança. Na participação da Santa Missa, você é alimentado pela palavra, essa mesma que nos supera e nos forma, e alimentado também pela Eucaristia. Hoje, domingo, dia de preceito de participar da Eucaristia e ser alimentado pela palavra e também pela presença eucarística de Jesus, em seu corpo, sangue, alma e divindade.

Anúncio

Aqui vimos que Jesus nos exortou: “Acrediteis naquele que ele enviou.” E, no final, diz assim: “Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Assim, irmãos e irmãs, a nossa espiritualidade não será uma espiritualidade de interesse. “Estais-me procurando, não porque vistes sinais, mas porque comestes e ficastes satisfeitos.” Não para ficar satisfeito, não por interesse, por realidades naturais deste mundo, por querer dinheiro e favores, mas por Deus. Pelo amor de Deus que se aproxima de nós, que tem essa iniciativa de aproximação. Não porque ficamos satisfeitos materialmente, mas porque queremos uma vida de comunhão com Deus.

Então, que, neste domingo, você reflita sobre a experiência de viver a comunhão com Deus, escutando a Palavra, alimentando-se dela e da Eucaristia, alimentando-se da presença de Deus.

Que DEUS abençoe!!!

Anúncio