Palavra do Dia – Terça-Feira
“A quem é semelhante o reino de Deus, e com quem poderei compará-lo? Ele é como uma semente de mostarda. A semente cresce e torna-se uma grande árvore. É também comparada com o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha. Até que tudo fique fermentado” (Lucas 13,18-21).
Interessante que Jesus compara o reino de Deus com uma semente de mostarda pequenina, mas que depois, quando cresce, torna-se algo frondoso. E o fermento também é invisível. Mas não conseguimos perceber quando você joga o fermento na massa ali. Não é? Eu gosto de cozinhar, faço bolo, faço pão.
Mas quando você joga o fermento naquela massa, você não percebe a ação do fermento para fazer a massa levedar. Ou seja, crescer.
Crescer no movimento da graça
Assim, meus irmãos, é com a nossa vida em Deus, a nossa vida cristã. O reino de Deus já está instaurado no meio de nós. O próprio reino de Deus é o Cristo que vem nos trazer a salvação. E por isso o Senhor convida todos os homens e mulheres a ter paciência, a ter esperança. Porque quando você coloca a semente, você trabalha a terra. Você vai lá, não é rega, precisa, não é da luz do sol. Mas o agricultor não fica lá olhando se a semente vai crescer ou não. Ele tem paciência e esperança de que aquela semente que ele plantou e pela qual ele fez tudo aquilo que era adequado para que crescesse, vai crescer no tempo de Deus. Assim, é o reino de Deus. A palavra de Deus é essa semente. A palavra de Deus é esse fermento.
Se nós abrirmos o coração e deixarmos que essa semente atinge o nosso coração, vai ser como essa semente de mostarda e esse fermento. É só termos paciência. É só termos esperança. O reino de Deus crescerá dentro de nós. E essa é a graça, meus irmãos.
A Palavra de Deus que foi plantada crescerá cada vez mais em nossos corações e dará muitos frutos.
Que Deus abençoe!