Palavra do Dia – Sexta-Feira
Evangelho (Mt 5,1-12a): Naquele tempo, Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Queridos irmãos e irmãs, a liturgia deste dia mostra que Jesus cura um homem em dia de sábado, o que era proibido pela lei daquele tempo. Então, fazer o bem é a mensagem do Evangelho de hoje. Fazer o bem aos filhos de Deus é mais importante que se enclausurar em regras que esvaziam a espiritualidade, porque as regras existem para aperfeiçoar, mas também para proteger a pessoa.
Fazer o bem
Se ela deixa de exercer essa função, ela se torna desumana no sentido de não mais exercer a finalidade de ajudar a pessoa em seu crescimento espiritual. Que, neste dia, nos abramos para essa realidade, que vejamos mais a pessoa em si, que vejamos as pessoas a nossa volta, muito mais do que nos aprisionar apenas nas regras em relação à pessoa.
Que, neste dia, de maneira especial, nos empenhemos em ver além, em olhar os nossos irmãos em suas reais necessidades, e não naquilo que nós achamos que é o melhor para eles. Aquele homem do Evangelho precisava da cura, e Jesus entendeu isso e nos ensinou a ser assim também. Então, que vejamos além, vejamos além da regra, vejamos o bem que podemos fazer aos nossos irmãos no dia de hoje.
Que Deus abençoe!