Palavra do Dia – Segunda-Feira
Evangelho (Lc 17,1-6): Jesus disse a seus discípulos: «É inevitável que surjam ocasiões de pecado, mas ai daquele que as provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequenos. Cuidado, portanto!
»Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe».
Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria».
“Prestai atenção… Se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes, num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo, estou arrependido, tu deves perdoá-lo” (Lucas 17,3-4)
Queridos irmãos e irmãs, Deus abençoe a cada um! Hoje, nós estamos celebrando São Martinho de Tours. Ele, em uma experiência, se encontrou com um morador de rua e, ali, abriu mão do seu manto para ajudar aquele homem. Depois, num sonho, Jesus apareceu para ele com aquele manto que ele tinha doado, para dizer para nós que também somos convidados, a cada dia, a termos esses atos de caridade, generosidade por amor a Jesus em primeiro lugar, e que Ele nos auxilie, nos ensine, no dia de hoje, a viver assim.
O Evangelho que nós escutamos de Lucas 17 diz o seguinte:
Então, diante desta ordem que nós escutamos aqui de Jesus aos apóstolos, permanece para nós o seguinte pedido: Senhor, aumenta a nossa fé, aumenta a nossa fé para que tenhamos essa capacidade de aprender a corrigir o irmão, para que tenhamos a capacidade, sobretudo, de também perdoar os irmãos, como é a palavra que está presente no Evangelho de hoje.
Corrijo, perdoo e ajudo
Significando que o ato de perdoar, aparentemente, parecia muito difícil pelo que vimos aqui, mas com um pouco de fé que tivermos, nós conseguiremos realizar esse ato que, no começo, parece difícil. No Evangelho de hoje, nós também ouvimos a palavra escândalo, que é justamente agir de maneira contrária à fé, contrária àquilo que nós aprendemos na vida de fé.
E isso Jesus critica na liturgia de hoje também. Quando você lê a liturgia completa, você encontra ali também sobre a palavra escândalo, que é essa vida contrária à vida de fé. Os homens de Deus não podem desvirtuar a fé das pessoas, pois isso sim seria verdadeiramente um escândalo, um afastar-se da presença do Senhor.
Por isso Jesus fala diretamente aos apóstolos, corrige-os, direciona-os para que eles vivam bem essa realidade; então nós devemos retomar esses três pontos que nós escutamos na liturgia deste dia: corrigir os que erram, corrigir os irmãos, pois isso é um ato de misericórdia que nós devemos viver no dia de hoje também, corrigir os irmãos, corrigir os que erram, ser aberto ao perdão, porque tem esse pedido nas palavras de Jesus, e nós devemos perdoar, com amor, os nossos irmãos; e em relação à palavra escândalo que nós ouvimos, tem esse terceiro ponto, que é ajudar os irmãos em sua vida de fé.
Que, neste dia, tenhamos o nosso coração aberto a corrigir quando necessário, a perdoar e, sobretudo, impulsionar os nossos irmãos na vida de fé, a partir da nossa vida de fé. Que assim seja!
Que DEUS abençoe!!!