Palavra do Dia – Quinta-Feira
“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso pedi ao dono da Messe que mande trabalhadores para a sua colheita”.
Queridos irmãos e irmãs, hoje, nós comemoramos os santos mártires, Santo André de Soreval, Ambrósio e seus companheiros, que derramaram o seu sangue no território brasileiro, no território de Cunhaú. Eles mostram para nós o zelo ardente de guardar a fé, de guardar o testemunho por causa do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Eles foram atacados pelos holandeses calvinistas que ocupavam, na época, a costa do Nordeste do nosso país. E, terrivelmente, eles foram massacrados a se recusarem a negar a fé católica.
Abraçar a fé
Olha que interessante, meus irmãos: guardaram a fé. O que significa a palavra “mártir”? Significa testemunhas. Eles foram autênticas testemunhas de nosso Senhor Jesus Cristo frente a uma perseguição doutrinal. Eles queriam, os holandeses calvinistas, que tais mártires negassem a fé católica, ou seja, negassem os sacramentos, negassem a sucessão apostólica e negassem tudo aquilo que compõe a nossa fé católica.
Nos tempos de hoje, meus irmãos e meus irmãs, é necessário termos essa têmpera, esse zelo ardoroso desses nossos irmãos mártires. E isso nos ajuda a entender o quê? Que a nossa vida precisa ser transbordada no amor de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, e nos leve a desejar viver o Evangelho na sua totalidade.
Do contrário, meus irmãos, hoje, o Evangelho nos fala: “a Messe é grande, poucos operários”. Por quê? Porque ninguém quer se comprometer com a causa do Evangelho, pois nos tira do nosso habitat natural, tira-nos do nosso comodismo e isso vai gerando em nós uma grande insatisfação em querer seguir Jesus. É muito difícil seguir Jesus, pois nos compromete. Compromete-nos porque nós vamos ter que renunciar, nós vamos ter que viver uma vida reta, não vamos poder nos alienar com aquilo que o mundo nos propõe. Foi isso que esses homens viveram, derramaram o seu sangue de forma que foram, diante de Deus, homens fiéis, porque não negaram a fé.
Por isso, meus irmãos, como de costume, nós precisamos dizer: “Aguenta firme, porque as perseguições virão” E nós vamos ter que testemunhar a nossa fé. O Senhor, hoje, faz esse chamado para mim e para você dizendo: “A Messe é grande e poucos são os operários”.
Precisamos estar com nossos ouvidos atentos para a escuta da Palavra e para o chamado que o Senhor nos faz, mesmo que seja para darmos a nossa vida. Que o Senhor nos dê a têmpera e a ousadia desses mártires, dê-nos também todo desassombro para nós continuarmos na vontade de Deus.
Que DEUS abençoe a TODOS!!!