Palavra do Dia – Quinta-Feira
Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o filho do homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista, alguns dizem que é Elias, outros ainda Jeremias, ou alguns dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”.
Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos celebrando, com toda a Igreja, o dia de São Domingos de Gusmão. Ele é fundador da ordem dos dominicanos e também é marcado por uma aparição de Nossa Senhora no qual ela disse a ele sobre a devoção ao Rosário. Então ele espalhou e difundiu a devoção do Rosário como princípio de conversão dos hereges e para a salvação dos fiéis.
Por isso que os dominicanos são tidos como os guardiões do Rosário. Então, que o Senhor também nos conceda a graça de rezarmos constantemente pela conversão dos pecadores, pedindo sempre a intercessão de São Domingos, fundador desta ordem também considerada a ordem dos pregadores.
Que ele também direcione aqueles que têm o dom da palavra, que estão pregando e anunciando, que interceda por mim, nesta homilia também, e tantos padres e leigos que neste dia também estão anunciando a palavra de Deus.
Quem é Jesus Cristo para você?
No Evangelho, nós vemos a pergunta que Jesus faz e então demonstra interesse primeiro em saber o que todo o povo fala sobre ele. Vimos que alguns dizem ser João Batista, Elias, alguns profetas, Jeremias, mas também Ele faz a pergunta diretamente aos discípulos: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Jesus faz essa pergunta à queima-roupa, diretamente para nós hoje.
Que possamos responder como São Pedro, sabendo da identidade divina de Jesus. Essa identidade que molda a nossa vida e o nosso comportamento. Aqui Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o filho do Deus vivo”. Então que seja essa realidade do contato cotidiano com Deus, que se aproxima de nós, que tenhamos as nossas escolhas e os nossos passos bem firmados na palavra de Deus, na palavra da verdade e em um caminho de fé.
Após isso, Jesus deu a chave a São Pedro quando disse: “Eu te darei as chaves do reino dos céus, tudo o que ligares na terra será ligado no céu”. Então, São Pedro recebe essa grande missão de ligar as coisas terrenas com as coisas celestes, as coisas materiais com as coisas espirituais. Então que também nós saibamos em nossa vida ligar, integrar as duas realidades. Aquilo que nós fazemos aqui, mas sem esquecer que em tudo isso somos conduzidos e direcionados por realidades espirituais, por realidades sobrenaturais. Que seja assim na sua vida.
Que DEUS abençoe!!!