Palavra do Dia – Quarta-Feira
“Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com uma febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre e a febre a deixou, e imediatamente ela se levantou e começou a servir-lhes” (Lc 4,38-39).
Querido irmão e irmã, uma febre alta, diz o texto – no grego é piretos, febre ou calor ardente. Parece uma coisa tão simples, que basta aquele “comprimidinho” tão famoso para cortar logo o efeito da febre. São os famosos antipiréticos (os médicos aqui vão poder nos dar uma aula). Os antipiréticos ou os antitérmicos são medicamentos que previnem ou reduzem a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Eles atuam justamente para liberar o calor do corpo, porque a febre, como sabemos, é um mecanismo de defesa do nosso organismo, com a finalidade de eliminar vírus, bactérias e outros corpos contrários ao nosso organismo, aumentando o calor do corpo. É um mecanismo de defesa.
A sogra de Pedro estava com febre alta, possivelmente acima dos 39 graus. Estava de cama por causa da posição que a febre provoca e a impedida de realizar as suas atividades. Essa explicação toda não teve como objetivo uma aula sobre a febre.
O que eu quero é comparar essa febre com a nossa condição espiritual, porque tem um mecanismo de defesa da nossa alma chamado de consciência ou também santo temor de Deus. Esse mecanismo também se ativa em nós quando os males espirituais provocados pelo nosso pecado ou pelas sugestões do demônio invadem o nosso ser.
Uma resposta do organismo
Eu não posso ignorar os sinais que o Espírito Santo dá a nossa consciência, porque coisas piores podem acontecer. Assim como a febre pode sinalizar algo mais profundo, mais grave, o Espírito nos indica que devemos romper com certas coisas, para que isso não afete de forma ainda mais profunda a nossa vida espiritual. Jesus ameaçou a febre, isto é, Jesus expulsou aquilo que causava sofrimento e o que poderia causar um outro sofrimento ainda maior na vida daquela mulher. Por isso, hoje, vamos pedir ao Espírito Santo que reforce o nosso sistema imunológico da alma.
Vamos pedir para que ele sinalize para nós quando algum mal se aproximar, para que nós não sejamos afetados e não prejudiquemos a nossa vida espiritual. Fique atentos aos sintomas, porque o Espírito age na nossa consciência para nos preservar.
Que DEUS abençoe!!!