Palavra do Dia – Quarta-Feira

Anúncio

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigí-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas para que toda a questão seja decidida sobre a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja”. De novo eu vos digo: “Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali no meio deles”. (Mt 18,15-20)

QUeridos irmãos e irmãs, hoje celebramos a memória de São Maximiliano Kolbe. Neste dia, gostaria de refletir com vocês sobre as súplicas comunitárias: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome com um objetivo comum, eu estou no meio deles”, diz Jesus. E quais são esses momentos de súplicas comunitárias que vivemos na nossa existência cristã?

O primeiro desses momentos é a Santa Missa, pois ali fazemos preces em comum também. Devemos recordar também as intercessões, quantas vezes estamos com alguma dificuldade ou algum parente, amigo que está passando por um sofrimento, por uma doença ou vivendo uma situação de tragédia ou algo assim. E nós pedimos a oração dos outros irmãos, esse tipo de oração que nós chamamos também de intercessão. Mas o que tem de comum nessas orações? A finalidade comum, a finalidade de unir os corações de batizados com o mesmo objetivo.

A força da oração em conjunto

Anúncio

Sabemos que o objetivo principal é nos aproximar de Deus, gerar a comunhão. Mas, dentro desta comunhão com o Senhor, nós também podemos fazer pedidos em comum. “Por favor, reza por mim!”. Quantas vezes você encontra alguma pessoa mais experiente, na vida em Deus, pessoas que ajudam na intercessão em grupos de oração! E você pede a oração daquela pessoa. Isso também contribui para essa finalidade, pois estão reunidos na mesma intenção.

Devemos também pensar na reunião, na congregação, que é uma das definições da palavra Igreja. Todos se congregam para um objetivo comum, que é servir a Deus, e, a partir do serviço, apresentamos também as nossas preces. Essas preces chamamos também de súplicas comunitárias porque são feitas em comum.

Temos essa garantia por causa desta palavra que Jesus nos diz no dia de hoje: “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali no meio deles”. E, antes, “Se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido pelo meu Pai”.

Então, não tenhamos medo de nos apresentar diante de Deus, não tenhamos medo de rezar juntos com os irmãos por um objetivo comum. Que, neste dia, cresça em nosso coração a capacidade de suplicarmos e fazermos preces para que a vontade de Deus se realize.

Anúncio

Que Deus abençoe!!!

Anúncio