Palavra do Dia – Mt 5,27-32

Anúncio

“De fato, é melhor perder um de seus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corte-a e joga-a para longe de ti. De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno.” (Mt 5,27-32)

Amados irmãos e irmãs, hoje, Jesus está sendo um pouco duro conosco, mas é para que não nos percamos. Quando Ele pede para cortar, muitas pessoas levam isso de forma literal, mas Ele não está falando isso, está dizendo para cortar toda a ação de pecado que possa agir em nós.

Por isso o jejum é importante. Ele nos ajuda a refrear todo o desejo carnal que nos leva ao pecado, porém, muitas vezes, as pessoas não fazem mais o jejum. Por quê? Porque pensam que, quando jejuarem, passarão fome, terão dor de cabeça, ficarão doentes. Mas o objetivo do jejum não é esse, mas sim lhe dar a capacidade de cortar em você toda a raiz pecaminosa. É sobre isso que Jesus está falando aqui. Ele se importa, porque sabe que estamos marcados pela fraqueza do pecado original.

Anúncio

Uma vez que foi apagado pelo batismo, fica em nós a inclinação para o mal que se chama concupiscência da carne. Por isso Jesus está falando: “Corte. É melhor entrar no reino dos céus somente com um membro do que ter os dois e ser jogado no fogo do inferno”.

As pessoas perderam a consciência do inferno. O sacerdote que fala do inferno é criticado. Existem alguns que falam de forma negativa, não estou falando nesse sentido. Precisamos pregar o céu, pregar a vida eterna, pregar a salvação, mas não podemos esquecer que o inferno é uma realidade e existe. Cristo está nos dizendo que se não estivermos numa vida comprometida com Deus, com o Evangelho, de busca de santidade e não nos afastarmos do pecado, ou seja, cortá-lo, isso nos levará para longe de Deus e Ele não quer isso.

Por isso Jesus é enfático em dizer: “Corte”. Mas nós não queremos cortar, não é? Queremos continuar no pecado. “Deus é misericórdia! Eu vou lá e confesso”. Mas, meu irmão, minha irmã, se não tiver arrependimento no seu coração, a confissão não valerá.

A importância de cortar o pecado

Por isso, emenda-se numa vida de santidade, emenda-se numa vida de entrega a Deus, na oração, reze o rosário, reze através da adoração, dos sacramentos, da Eucaristia, porque para cortar toda a ocasião de pecado só uma vida na graça de Deus. Perceba o que Jesus diz: “Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado…” Ele está falando justamente que tudo o que o leva a uma ocasião de pecado é para ser cortado. Mas não cortamos. Sabe por quê? Porque não reza mais, não jejua mais, não se confessa mais, não corta porque não busca mais Jesus na Eucaristia.

Anúncio

E Ele está nos alertando que é preciso uma vida de entrega total a Deus para cortarmos o que é mau, porque o pecado está ao nosso redor 24 horas por dia, como o leão que fala em Paulo, para devorar, para destruir.

Cristo o está alertando, porque não quer que você vá para o inferno. Ele quer que você vá para o céu, mas se não cortar, de fato, o pecado da sua vida, corre o grande risco de se afastar d’Ele.

Sabe o que o Catecismo da Igreja Católica ensina acerca do inferno? O inferno é a ausência total de Deus. Este é o maior sofrimento para aqueles que vão para o inferno, a ausência total de Deus, é nunca mais poder estar próximo do Senhor. Que Deus nos livre disso e nos leve para a vida eterna!

 

Que Deus o abençoe

Anúncio