Palavra do Dia – Mc 6,1-6

Anúncio

“Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, muitos que o escutavam ficaram admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres são realizados por sua mão? Esse homem não é o carpinteiro? Não é o filho do carpinteiro? O filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas, de Simão? As suas irmãs não moram aqui conosco? E se escandalizaram por causa dele. “(Mc 6,1-6)

Queridos irmãos e irmãs, hoje é domingo, dia do Senhor, e nós recebemos essa liturgia da palavra. Da sabedoria divina e dos milagres, os contemporâneos de Jesus não sabem nada. Até se admiram de tais coisas, esses grandes milagres. Mas vejam, do endereço da casa, nome, profissão dos pais, informação até mesmo dos parentes, eles sabem tudo. E até se escandalizam disso. Que povo de cabeça dura e coração de pedra Jesus tem diante de si.

E eram pessoas que frequentavam a sinagoga, que iam fielmente aos sábados à catequese bíblica dos mestres da lei, são pessoas religiosas. Ponho sempre uma interrogação para nós no tempo de hoje. Será que nós não estamos nessa mesma situação? Nós que frequentamos as missas dominicais, ouvimos a Palavra de Deus, escutamos os pregadores, os grandes profetas da nossa Igreja. Será que não estamos também sabendo dizer tudo sobre Jesus, tudo sobre o Catecismo, a moral, os ritos, a teologia, mas estamos nos afastando da sabedoria divina e dos feitos de Deus no nosso meio?

Viver a fé com o coração aberto à ação divina

Anúncio

É difícil a ação da graça de Deus diante da nossa soberba de achar que já sabemos tudo. Onde está o espaço para as surpresas de Deus? Infelizmente, às vezes, o Senhor tem que fazer como fez com São Paulo. Na leitura de hoje, ouvimos isso. Permitir que um espinho seja espetado na nossa carne e um anjo de Satanás a nos esbofetear para que não nos exaltemos demais e voltemos a confiar na graça de Deus.

Não julgue saber muita coisa. No final, conhecer Cristo e ser encontrado por Ele é o que conta de verdade. Por isso, neste dia de hoje, peçamos um conhecimento ainda mais profundo da pessoa de Cristo. Não só uma teoria, mas o experimentamos de verdade no nosso coração para que a graça dele nos toque e transforme.

Que DEUS abençoe!!!

Anúncio