Palavra do Dia – Terça-Feira
Evangelho (Lc 19,1-10): Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: «Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa. Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria.
Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: «Foi hospedar-se na casa de um pecador!». Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: «Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais». Jesus lhe disse:«Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido».
Queridos irmãos e irmãs, o texto que vamos ler neste dia está em Lucas, capítulo 19, versículos 1 a 10. E o trecho que escolhi diz assim:
“Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa, hoje eu devo ficar na tua casa.’ Ele desceu depressa e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: ‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador.’ Zaqueu ficou de pé e disse ao Senhor: ‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.’” (Lucas 19, 5-8)
Doce Hóspede
Então Zaqueu, irmãos e irmãs, é a última personagem que Jesus encontra antes de sua chegada em Jerusalém. Esse encontro é muito significativo. Zaqueu, como vemos aqui, estava perdido e faz a experiência da salvação.
Esse encontro aponta para tudo aquilo que Jesus vai viver em Jerusalém, tudo aquilo que Ele viverá futuramente, entregando sua vida e tudo mais em vista da nossa salvação.
E aqui, Zaqueu já prefigura cada um de nós. Um homem que tinha, de fato, uma vida longe de Deus, uma vida errada, mas Jesus pede para que ele desça depressa para fazer a experiência de um encontro verdadeiro com Ele.
Todos nós somos chamados a esse encontro pessoal com Jesus. O encontro pessoal que transforma nossa existência, um encontro pessoal com Jesus que transforma nossa vida para sempre.
O interessante é que Jesus é quem se convida para entrar na casa de Zaqueu. Isso nos recorda que o ato de fé é um ato de Deus. Deus nos faz crer, nos dá o ato de fé, nos ensina a nos aproximarmos d’Ele, tem a iniciativa da graça, e nós vamos correspondendo.
Aqui, Jesus se convida para entrar na casa de Zaqueu, assim como Ele se convida para entrar em nossa casa e em nossa vida também. Isso significa que Deus sempre tem a iniciativa. A iniciativa é de Deus para nossa salvação, e nós devemos corresponder com amor a esse chamado. Zaqueu desce depressa e O acolhe com alegria. Também nós devemos acolher o Senhor com alegria.
Essa alegria significa a alegria de quem acolhe a salvação em sua casa. A alegria de quem acolhe a salvação em sua vida.
Que você, neste dia, acolha Jesus em sua casa, acolha Jesus em sua vida, acolha e corresponda à iniciativa de Deus que quer a sua salvação.
Que DEUS abençoe!!!