Palavra do Dia – Sábado
Evangelho (Jo 2,13-22): Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: «O zelo por tua casa me há de devorar».
Então os judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei». Os judeus, então, disseram: «Trabalharam durante quarenta e seis anos erguer este templo, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?» Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus falou.
Queridos irmãos e irmãs, hoje, celebramos a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão – São João de Latrão em Roma; São Giovanni Laterano em italiano. A Catedral do Papa foi consagrada no dia 9 de novembro; a partir dessa época, irmãos e irmãs, começou também a propagar-se a noção de Igreja como entendemos até os dias de hoje, como um edifício sagrado em que os fiéis se reúnem para rezar e prestar culto a Deus. Como em Roma haviam também os templos pagãos, então, na verdade, quem entrava no templo eram apenas os sacerdotes, e o povo ficava na fachada dos templos naquele período. Mas essa Basílica de São João do Latrão marca um novo tempo para nós cristãos.
No Evangelho, Jesus apresenta para cada um de nós também uma nova noção de templo, que nos é muito cara. Ele diz: “Destruí este templo, e em três dias o levantarei”. Jesus estava falando do templo do Seu corpo, mas aqueles que O escutavam não entendiam assim.
Templo onde Deus habita
Irmãos e irmãs, com essa mensagem, aprendemos que também nós somos templos onde Deus habita. Da mesma forma que cercamos de cuidado as Igrejas que são templos, cuidemos de manter a sacralidade do corpo que Deus nos deu para exercermos nossa missão neste mundo; então, cuidemos de manter a sacralidade do nosso corpo.
O Senhor cuide de nós e nos faça santos para que, futuramente, nos apresentemos a Ele assim, em santidade de vida, porque estamos cuidando bem do corpo, do templo que Ele nos confiou. Somos o templo onde Deus habita, o templo do Espírito Santo. Você é templo onde Deus habita, você é templo do Espírito Santo, então, cuide bem da sua vida, cuide bem do seu corpo, porque é n’Ele que você deve exercer a sua missão e se devolver purificado para Deus no momento derradeiro.
Que DEUS abençoe!!!