Palavra do Dia – Quarta-Feira
Evangelho (Lc 14,25-33): Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo.
De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar! Ou ainda: um rei que sai à guerra contra um outro não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!
O Evangelho de hoje fala sobre renúncia. O texto diz o seguinte: “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo”. Qualquer um de vós, diz também o texto, se não renunciar a tudo que tem, não pode ser meu discípulo.
É necessário deixar
Irmãos e irmãs, caminhar atrás de Jesus é a condição da renúncia. Segui-Lo é o que dá sentido ao deixar pessoas, ao deixar coisas, ao deixar projetos. Projetos que eram nossos, mas que talvez não estivessem no coração de Deus. O que dá sentido é caminhar atrás de Jesus, é ter uma vida de seguimento.
Quem caminha atrás segue aquele que é a referência, aquele que é a ponta da seta. Mas não é um simples deixar coisas, pessoas e projetos, não é um simples deixar por deixar, é deixar porque ama. Eu deixo essas coisas porque eu amo a Deus mais que tudo isso, porque eu amo Jesus mais que todas essas realidades. É deixar, irmãos e irmãs, por amor, é deixar para seguir Aquele que amo, Jesus.
Quem está disposto a deixar? Você está disposto? Você está disposto a deixar tudo, deixar todas essas outras realidades para que a luz de Cristo resplandeça e apareça em você? Para que a luz de Jesus apareça em sua vida? Então, é o convite que a liturgia nos faz neste dia: renunciar. A que você precisa renunciar? Talvez a um relacionamento por amor a Jesus.
Você precisa renunciar, talvez, ao seu namoro, porque Jesus o chama para uma nova realidade. Talvez você precise, neste dia, renunciar projetos para lançar-se no projeto de Deus para a sua vida. E qual é o projeto de Deus para a sua vida? Que a luz de Cristo, que a presença do Espírito Santo, iluminem suas escolhas, suas decisões, para que em tudo você faça sempre a vontade de Deus.
Que DEUS abençoe!