Palavra do Dia – Sábado
Evangelho (Lc 23,33.39-43): Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda. Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós! Mas o outro o repreendeu: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma pena? Para nós, é justo sofrermos, pois estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando começares a reinar. Ele lhe respondeu: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.
Queridos irmãos e irmãs, hoje é a comemoração dos fiéis defuntos. Então, é um dia especial de rezarmos pelas almas dos nossos familiares que já estão na eternidade, pelas almas de todos os fiéis que já partiram desta vida e agora estão junto de Deus. O texto da liturgia que nos é proposto hoje fala de vigilância. Diz o seguinte: “Vós também, ficai preparados, porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperar”, diz o Senhor. Quando Ele vier ou quando nos chamar para a vida junto d’Ele, que nos encontre assim, preparados.
Almas dos entes queridos
Então, no dia de hoje, além de rezarmos, de oferecermos nossas orações, nossas preces, de oferecermos a Santa Missa por aqueles que já se foram, vamos pensar também em nossa vida, pensar na vigilância, pensar na nossa preparação, pensar também no dia da nossa morte, que nós não sabemos, mas Deus sabe que, quando chegar esse dia também, o Senhor nos encontre preparados.
E, a partir da nossa preparação, que preparemos também, ajudemos aqueles que estão próximos de nós a começar da nossa família, dos nossos amigos também. Talvez no seu trabalho você possa ser esse instrumento de ajudar os seus irmãos a viver em vigilância e em santidade neste mundo, porque nós não sabemos a hora que o Senhor nos chamará para a eternidade. Que, neste dia de comemoração dos fiéis defuntos, também nós nos coloquemos em vigilância e preparação.
Que DEUS abençoe!