Palavra do Dia – Segunda-Feira

Anúncio

“Toma cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lucas 12,15).

Querido irmão e irmã, o Evangelho de hoje é bem sugestivo para o conceito da nossa vida. O Senhor está nos ajudando a fazer cair por terra toda preocupação em acumular bens, riquezas, materiais neste mundo.

Com o coração livre e desapegado

Anúncio

Por que o Senhor tem essa preocupação de nos ajudar a olhar para essa realidade? Porque as riquezas, os bens materiais vividos com ganância nos roubam o olhar da eternidade. Jesus veio para anunciar o Reino de Deus, e, ao anunciá-lo, colocar-nos neste itinerário para a vida eterna. Só que se nós não trabalharmos, em nosso coração, essa ganância, o orgulho, o egoísmo, o individualismo e tantas realidades que nos fecham a esse horizonte da eternidade, e Jesus alerta os seus discípulos.

Por isso, meus irmãos, nós temos que ter também uma consciência de que a nossa vida é finita, ou seja, ela passa. A morte é algo imprevisível, que pode chegar a qualquer momento. É por essa razão que Jesus está nos falando: qual é a realidade essencial para mim e para você? É estar com os olhos neste mundo? Se nós tivermos este olhar para as coisas que passam, nós tiraremos o nosso olhar das coisas que não passam. Por isso Jesus fala, neste Evangelho de hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. Porque se alguém está pensando e tem muitas coisas, não é, perde a direção. Não percamos a direção, meu irmão, mas olhemos para a nossa meta.

E aí, meus irmãos, essa preocupação exagerada de acumular bens neste mundo gera em nós algo que está adoecendo a humanidade. O egoísmo é não prestar atenção no nosso próximo.

Jesus nos deu um mandamento: amar uns aos outros como eu vos amei. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Só que se o nosso olhar estiver na realidade de acumular, acumular, acumular, nós perderemos de vista a vida eterna. Nós não podemos cair neste engano. Por isso Jesus dá uma ordem: tomar cuidado contra todo tipo de ganância, para que o nosso coração se desprenda, meu irmão, de todas essas realidades e para que nós nos abramos ao eterno.

Anúncio

Assim, buscaremos aquilo que é essencial para nós, uma vida de profundidade, uma vida de intimidade que nos leva a conhecer os mistérios de Deus e os mistérios do seu Reino.

Para que, quando chegar o momento da nossa morte, estejamos preparados com nosso coração livre e desapegado de todas as coisas deste mundo. Que o nosso Senhor nos ajude e que nós olhemos fixo para nossa meta.

Buscai as coisas do alto e não as coisas dessa terra. Que Deus nos ajude e que Ele nos dê força e coragem.

Que DEUS abençoe!!!

Anúncio