Palavra do Dia – Quarta-Feira – Mt 13,1-9
“Naquele tempo, Jesus disse: O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho. Os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram em terreno pedregoso onde não havia muita terra. As sementes brotaram porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raízes. Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e sufocaram as plantas. Outras sementes, porém, caíram em terra boa” (Mt 13,1-9).
Queridos irmãos e irmãs, superficialidade, entusiasmo passageiro, idolatria dos interesses próprios e bom coração. Em qual desses terrenos da tua alma caem as sementes da Palavra de Deus? Porque é essa a interrogação que o Evangelho nos deixa. A Palavra de Deus é semeada em nosso coração. Mas qual o terreno que nós oferecemos para a Palavra de Deus? Quantas vezes a recebemos sem deixá-la atingir o profundo do nosso ser?
Deixe a Palavra de Deus transformar a sua vida
Primeiro terreno: superficialidade. Quantas conversões rasas se desfazem da noite para o dia por causa dessa superficialidade com que nós acolhemos a Palavra de Deus na nossa vida! Depois, quantas vezes recebemos a Palavra sem constância e sem uma caminhada permanente! Apenas expressamos aquele entusiasmo inicial que chamamos de “fogo de palha” na linguagem popular. Mas rapidamente se esvai pela nossa falta de comprometimento, a nossa coragem de assumir compromissos definitivos, o nosso engajamento com a proposta de Cristo. E deixamos a caminhada para trás.
Quantas vezes também nós recebemos a Palavra de Deus no meio dos nossos interesses pessoais? A Palavra de Deus se torna só mais uma coisa. Os nossos outros interesses acabam sufocando a voz de Deus e acabamos por privilegiar os comportamentos da vida velha e aquela mentalidade mundana, assumindo hipocritamente apenas a aparência de pessoas santas e devotas.
Mas como seria frutuosa a nossa vida espiritual se colocássemos o nosso coração, a nossa pessoa, a nossa vida inteiramente à disposição da Palavra de Deus semeada em nós? Ou seja, deixar Deus fazer aquilo que Ele quiser conosco.
Uma transformação profunda, uma conversão contínua, uma libertação de tudo o que nos sufoca. Deixar que os frutos da graça apareçam na nossa vida. É o terreno do coração, é a terra boa onde Deus quer plantar a Sua semente.
Que DEUS abençoe!!!