Palavra do Dia – Mt 6,24-34
“Vosso Pai, que está no céu, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações. Para cada dia, bastam seus próprios problemas.” (Mt 6,24-34)
Queridos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos fala da total dependência que devemos ter em nosso Senhor. Quando Ele nos fala “não vos preocupeis”, está dizendo que muitos ainda não sabem viver da providência de Deus. O que significa providência na teologia? Significa que Deus rege todas as coisas, e se o nosso coração está n’Ele, nós vamos gestar, no nosso coração, a confiança de que Ele jamais deixará faltar aquilo que é o necessário.
Ficamos preocupados com o dia de amanhã, com o nosso futuro e nos questionamos: “Será que eu vou ter uma boa casa? Será que eu vou ter estabilidade financeira?” Tudo isso é errado? Não, mas não podemos colocar o nosso coração nisso. Para cada dia basta o seu cuidado, segundo Jesus. Para cada dia basta os cuidados e os problemas. Então, quanto mais vamos nos enchendo de problemas, mais ficamos ansiosos e não fazemos a experiência de um Deus que cuida de nós.
Quero trazer um testemunho que eu vivi. Depois da minha conversão, eu trabalhava numa empresa em que precisava mentir, e realizar coisas que eram contrárias à minha fé e àquilo que eu já estava vivendo. Então decidi sair daquela empresa e pedi para Deus que providenciasse um emprego melhor. Por que estou falando isso? Porque, ao sair daquele emprego, não sabia como seria a minha vida nos dias seguintes. E disse: “Senhor, quero confiar na sua providência”. Passaram-se um, dois, três meses, e nada de um emprego chegar.
O poder da confiança em Deus
Estava no meu quarto e ali chorava muito, não porque eu não confiava em Deus. É próprio da nossa natureza humana passar por algumas situações, nos entristecermos e nos angustiarmos, mas o meu coração estava n’Ele. Eu rezava pedindo ao Senhor um emprego. “Senhor, eu não aguento mais ficar em casa, eu preciso trabalhar.” Quando terminei esta oração, meu telefone tocou e do outro lado linha um homem disse: “Olá! Você que é o Paulo?”. Falei: “Sou eu”. “Olha, me chamo Marcos, sou da empresa tal e não sei quem te indicou, mas Deus me trouxe para lhe oferecer um emprego para começar amanhã. Você aceita?”. Eu disse: “Claro que eu aceito!”.
Fiquei com meu coração agradecido a Deus. Mas por que eu estou trazendo esse exemplo? “Para cada dia basta o seu cuidado. Não vos preocupeis com o dia de amanhã”. Quanto mais nós confiamos em Deus, mais nós nos abandonamos n’Ele, mais nós cremos que Ele vai dar aquilo que é o necessário. Nada vai nos faltar. Que o Senhor nos dê essa graça de confiarmos sempre, meu irmão e minha irmã, porque o que Ele quer para nós é sempre bom, é sempre o melhor.
Que Deus abençoe!!!